Rede Corporativa
, 26 de abril de 2024.
23/07/2006
Retratos das Misericórdias
José Carlos de Macedo Soares, culto e ilustre benfeitor da Misericórdia

José Carlos de Macedo Soares, culto e ilustre benfeitor da Misericórdia

 

H. S. Ivamoto, Editor Acta Medica Misericoridiæ

 

      José Carlos de Macedo Soares, filho de José Eduardo de Macedo Soares e de Candida Sodré de Macedo Soares, nasceu em São Paulo em 6 de outubro de 1883. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto. Concluindo o curso jurídico em 1906, tornou-se professor de Economia Política e Finanças na Escola de Comércio Alvares Penteado e diretor do Ginásio Macedo Soares. Dirigiu diversas empresas e presidiu a Associação Comercial de São Paulo.  foi Secretário do Interior do governo provisório de São Paulo (1930), embaixador na Bélgica (1931), chefe da delegação brasileira na Conferência Mundial do Desarmamento (1932), embaixador na Itália, deputado para a Assembléia Nacional Constituinte (1933), Ministro das Relações Exteriores (1934-1936)  e Ministro da Justiça (1937).

 

         Irmão benemérito da Misericórdia, doou à Santa Casa de Santos uma grande área em Campos do Jordão, onde foi construído um sanatório para tuberculosos. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras, da Legião Brasileira de Assistência, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e de outras entidades. Faleceu em 26 de janeiro de 1968.

 

Os Macedo Soares

       Os descendentes de Joaquim Mariano de Azevedo Soares e de Maria de Macedo,  atuaram em várias áreas da vida nacional. Entre seus dez filhos estavam Joaquim Mariano de Macedo Soares, Antonio Joaquim de Macedo Soares e José Eduardo de Macedo Soares.

 

       Joaquim Mariano de Macedo Soares formou-se em Medicina, participou da guerra do Paraguai como médico militar e dirigiu o Hospital flutuante Anicota. Foi diretor do Hospital Militar de Andaraí e do Instituto dos Meninos Cegos. Teve quatro filhos, entre os quais  Samuel de Macedo Soares, nascido em Niterói, farmacêutico, que se estabeleceu em Jacareí e que também teve quatro filhos,  inclusive Milton de Macedo Soares, que se mudou para Santos.

 

      Antônio Joaquim de Macedo Soares tornou-se magistrado, publicou várias obras jurídicas e agiu em favor de escravos ilegais, ficando conhecido como “juiz redentor”.

 

      José Eduardo de Macedo Soares fundou um colégio em São Paulo e introduziu aperfeiçoamentos pedagógicos no país. Seu filho e homônimo, jornalista e político, fundou dois jornais oposicionistas e participou do levante do forte de Copacabana.  Outro filho foi o biografado, José Carlos de Macedo Soares.

 

       Os generais Edmundo de Macedo Soares e Edmundo de Macedo Soares e Silva e o almirante Celso Aprígio Macedo Soares Guimarães, tiveram atuação destacada na área militar.

 

      Na Misericórdia de Santos atuam três gerações de médicos dessa ilustre família. Milton de Macedo Soares, nascido em Jacareí em 1902, formou-se pela Faculdade de Medicina da Praia Vermelha do Rio de Janeiro em 1926, e veio trabalhar neste Hospital como cardiologista. Seu filho Eduardo Vargas de Macedo Soares e os netos Milton de Macedo Soares Neto e Alberto de Macedo Soares também são distintos médicos santistas.    

 

 

         José Carlos de Macedo Soares



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite