Rede Corporativa
, 25 de abril de 2024.
13/08/2006
Retratos das Misericórdias
O jornalismo misericordiano de José Eduardo Barbosa

O jornalismo misericordiano de José Eduardo Barbosa

 

Henrique S. Ivamoto

 

A cobertura jornalística e fotográfica da Santa Casa, desde 1983, tem sido feita por José Eduardo Barbosa, conhecido no hospital como Eduardo, nascido em Lomanto Júnior, região de Ilhéus, Bahia, em 15 de dezembro de 1946. Aos quatro anos, mudou-se para Caçapava, acompanhando o pai que viera trabalhar na construção da fábrica da General Motors em São José dos Campos. Em 1957 mudou-se com a família para Santos. Inicialmente, foi auxiliar de farmácia. Ingressou no jornal A Tribuna em 1961, como ascensorista, tendo passado a trabalhar em diversos setores como limpesa, almoxarifado, impressão e redação. Em 1968, auxiliando o Prof. Antonio Nunes, fundou o Departamento de Pesquisa do jornal. Ingressou na Faculdade de Comunicação em 1977, formando-se em jornalismo em 1981.

 

Em 1983, veio à Santa Casa, com Antônio Manoel de Carvalho, começando a trabalhar na segunda edição do Boletim Interno da Santa Casa, que era conhecido pela sigla BISC e que havia sido iniciado por Hercules Goes. Em 1985, fez um curso de radialismo no Colégio do Carmo, trabalhando como locutor na Radio Atlântica e na Radio Tribuna. Sua coluna Ensaio Geral sobre carnaval na Tribuna era assinado sob o pseudônimo Lorde Costeleta. Deixou A Tribuna em 1995, quando ocupava o cargo de chefe do Departamento de Serviços Gerais. Tem realizado muitas pesquisas sobre a história da Misericórdia Santista.

 

José Eduardo Barbosa é, atualmente, o jornalista responsável pelo Jornal Santa Casa, da Santa Casa da Misericórdia de Santos, editado mensalmente, e assistente editorial da Acta Medica Misericordiæ.a revista mundial das Santas Casas publicadas pelo Centro de Estudos da SCMS. Muitas das fotografias publicadas por essa revista são de sua autoria. É também editor do jornal Consulta Médica.

 

Ao lado das atividades jornalísticas, Eduardo é um grande atleta, dedicado à maratona e ao pedestrianismo. Para a admiração geral, corre, diariamente, vinte e um quilômetros pelas praias de Santos e pelos íngremes caminhos da Ilha Porchat. Sagrou-se campeão do Circuito Praias TH5 de 2004 e 2005, na categoria 55-59. Atualmente participa da categoria 60-65, onde se mantém na liderança. Eduardo é uma figura bastante conhecida e popular na Santa Casa, pois além de comparecer diariamente à mesma, faz a cobertura jornalística de todos seus eventos.

 

Numa rara fotografia de José Eduardo Barbosa em seu trabalho na Santa Casa de Santos, o atleta, historiador e jornalista, responsável por milhares de imagens e reportagens sobre a instituição (Foto H. S. Ivamoto)

 

 

J. E. Barbosa próximo ao término da prova do SESC, onde foi o primeiro colocado

 

 

J. E. Barbosa é o editor do Jornal Santa Casa

 

 

J. E. Barbosa é o editor do Consulta Médica

 

 

J. E. Barbosa é assistente editorial da Acta Medica Misericordiæ, a revista mundial das Santas Casas publicada pelo Centro de Estuods da Santa Casa da Misericórdia de Santos

 



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite