Myrian Marajó Dal Secchi é Médica do Ano 2006
A Dra. Myrian Marajó Dal Secchi, chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, recebeu o título de Medalha do Mérito Médico do Prefeito Municipal João Paulo Tavares Papa, na tarde de 08 de novembro de 2006, no Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Traquínio do Palácio José Bonifácio, de Santos. A medalha, também conhecida como do Médico do Ano, é concedida anualmente a um médico, indicado pela Associação dos Médicos de Santos, Sindicado dos Médicos e Secretaria de Saúde do município.
Há muitos anos, a colega homenageada, oriunda de Uberaba, vem atuando intensamente na assistência aos pacientes da Santa Casa, na formação de especialistas dentro do programa de ensino de seu Serviço e também na Comissão de Ética Médica do Hospital. Participa ativamente da diretoria da Associação dos Médicos.
Myrian Marajó Dal Secchi recebendo a medalha do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.
A partir da esquerda, Otacílio Santana Jr (presidente do Sindicato dos Médicos de Santos), Odílio Rodrigues Filho (secretário municipal da Saúde), Myrian Marajó Dal Secchi (homenageada), Arnaldo Duarte Lourenço (presidente da Associação dos Médicos de Santos), João Paulo Tavare Papa (prefeito) e Manoel Lurenço das Neves (provedor da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos).
Myrian Marajó Dal Secchi agradecendo a homenagem.
Como noticiado no Diário Oficial de Santos,o secretário de Saúde, destacou os valores éticos e humanos da homenageada e a simpatia e dedicação com que Myrian Dal Secchi trata os colegas de trabalho e pacientes, Também lembrou que chefia o Serviço de Otorrino da Santa Casa, referência na região para realização de cirurgias eletivas e de emergência. O prefeito falou ainda da humildade da médica – que fez questão de agradecer a inúmeras pessoas durante o seu discurso, inclusive aos pacientes – e lembrou que a Educação e a Saúde são os dois maiores desafios da área pública. “Se a gente quer construir uma cidade mais justa precisamos de excelentes médicos e professores, comprometidos com a população, dedicados, e a doutora Myrian é um exemplo para toda a categoria “ ressaltou o prefeito.
O discurso da homenageada Dra. Myrian Marajó Dal Secchi
Senhoras e senhores, boa tarde.
Quero agradecer a presença do Exmo Sr. Prefeito João Paulo Tavares Papa, Exmo Sr. Secretário de Saúde de Santos Dr. Odílio Rodrigues Filho, Exmo Sr. Presidente da Associação dos Médicos de Santos Dr. Arnaldo Duarte Lourenço, Exmo Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santos Manoel Lourenço das Neves, Exmo Sr.Vereador Antônio Carlos Banha Joaquim, demais autoridades presentes, meus colegas, meus amigos e meus familiares.
Inicialmente, gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal de Santos por esta homenagem. É um momento marcante na minha vida, o reconhecimento de um trabalho, a realização profissional. Mas o mais importante é ter proporcionado um bem à comunidade nestes anos de exercício da Medicina.
A cidade de Santos faz parte da minha vida: a infância e adolescência, meus estudos no Colégio São José.Durante os anos de faculdade e especialização sempre pensei em exercer a Medicina nesta cidade e na Santa Casa de Santos.
Ser médico, um sonho que se tornou realidade, é muito mais do que uma profissão. É uma missão, um compromisso de amor à vida, particularmente a vida de nossos pacientes.
Muitos são os problemas que enfrentamos no dia-a-dia no sistema de saúde – seja público ou privado – mas, felizmente, temos reconhecido o nosso valor por aqueles que são os mais importantes para nós: os pacientes. Nestes 19 anos na Santa Casa de Santos, um hospital filantrópico, que tem como missão “Dar retaguarda médico-hospitalar a todos que a procuram, recebendo-os com humanidade e preocupação de sempre BEM SERVIR, confirmando a frase de seu fundador Brás Cubas: Casa de Deus para os Homens, porta aberta ao Mar”. Atuando no Serviço de Otorrinolaringologia, temos conseguido oferecer um atendimento de qualidade a população de Santos e da Baixada Santista na especialidade, realizando cirurgias e atendimentos de emergência. No ensino, a contribuição na formação de especialistas, hoje, atuando nas diversas regiões do Brasil. Realizamos um trabalho em equipe, cada um oferecendo o seu esforço individual para benefício da comunidade.
Agradeço a Deus a vida e a missão de ajudar o próximo, aliviando seu sofrimento, preservando sua saúde. Aos pacientes, pela compreensão e confiança. Aos meus colegas do Serviço de Otorrinolaringologia, pela dedicação e união. A Provedoria e Administração, Diretoria Clínica, Diretoria de Ensino, Corpo Clínico e Enfermagem da Santa Casa de Santos pelo amparo e incentivo.
Não poderia deixar de registrar também, o agradecimento aos meus pais – Lacy e José Dal Secchi – pela dedicação, paciência e apoio nas alegrias e dificuldades da minha trajetória. Aos meus irmãos, cunhados e sobrinhos pela compreensão e estímulo. Aos meus mestres que ensinaram-me a arte de curar e a arte de ensinar e a todos que me acompanham nesta caminhada. São com essas pessoas que divido os meus sentimentos alegrias, tristezas, angústias, realizações.
É uma honra receber esta homenagem como Médica, reconhecimento ao trabalho da nossa classe e, como Mulher. Aproveito a oportunidade para destacar o empenho de todas as profissionais, mulheres que acumulam tantas responsabilidades, tantos papéis diferentes, e se entregam com paixão a essas múltiplas tarefas. Tenho plena convicção de nossas dificuldades, de nossos limites. Mas isso não nos impede de continuar dando nossa parcela de contribuição para a sociedade.
Agradeço a presença de todos, por compartilharem comigo deste momento tão importante na minha vida. Uma homenagem é sempre um grande incentivo e uma oportunidade para refletir sobre nossa própria vida, que nada mais é do que um eterno aprendizado. Sinto-me privilegiada
É com muita emoção que peço a Deus que ilumine o meu caminho, para que eu possa cumprir a missão de servir a vida. Muito obrigada a todos pela confiança!
Myrian Marajó Dal Secchi, natural de Uberaba, MG, é formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba- MG, em 1984, Residência Médica em Otorrinolaringologia na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Médica Brasileira, Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Coordenadora do Estágio em Otorrinolaringologia reconhecido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Em 1987, iniciou, suas atividades na Santa Casa da Misericórdia de Santos, como médica assistente, prestando atendimentos clínicos e cirúrgicos à comunidade. Sendo o Serviço de Otorrinolaringologia , o único na região, para cirurgias otológicas pelo Sistema Único de Saúde desde esta época, tem se dedicado junto com sua equipe a cirurgias eletivas e de emergências a pacientes dos municípios de Santos e da Baixada Santista. Em 1991, com início do Estágio em Otorrinolaringologia, foi Preceptora, participando das atividades científicas, clínicas e cirúrgicas . Desde 2002, como Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e Coordenadora do Estágio em Otorrinolaringologia, coordena em Santos o Curso de Extensão Universitária realizado pela Disciplina de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas com transmissão simultânea para Santa Casa de Santos e aberto a todos os otorrinolaringologistas da região.Em 1993-1995, foi Presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da Associação dos Médicos de Santos, organizando jornadas, reuniões científicas, proporcionando atualização aos otorrinolaringologistas da região.Em 1997- 1999, foi 1a secretária e 1999-2002 3a vice-presidente (Defesa Profissional) da Associação dos Médicos de Santos, 2002-2005 representante na Associação Paulista de Medicina.