Rede Corporativa
, 20 de abril de 2024.
28/08/2009
Neurociências
Visita da SBN agosto 2009

 

 

Visita da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

 

Henrique S. Ivamoto

 

O Serviço Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Santos, credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia desde 1995, recebeu uma visita de reavaliação da sua Comissão de Credenciamento no dia 21 de agosto de 2009. Vieram os professores doutores Jair Leopoldo Raso, de Belo Horizonte e Francisco Ricardo Borges Ribeiro, do Rio de Janeiro. O presidente da comissão, professor doutor Benedicto Oscar Colli, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, não pôde vir devido à falta de teto pra vôos naquela cidade.

 

Periodicamente, todos os serviços credenciados do país são visitados pela comissão para reavaliar in loco a qualidade do ensino, prática e pesquisa. Nosso Serviço foi instituído em 1952 sob a chefia do doutor Antonio Ablas Filho, um médico culto que se destacou pelas suas atividades misericordianas e que foi condecorado pelo Vaticano e homenageado pela municipalidade que deu seu nome a uma escola da cidade.

 

Depois de conversar com os integrantes da equipe, nossos ilustres visitantes conheceram a enfermaria SUS de adultos do Serviço, suas dependências de ensino, o Centro de Estudos, a UTI Neurocirúrgica e o Centro Cirúrgico. Entrevistaram reservadamente os nossos especializandos.  

 

Foram também recebidos pelos doutores João Garcia, diretor clínico e José Luiz Camargo Barbosa, vice-diretor clínico e diretor de ensino médico, e, logo em seguida, pelo provedor, senhor Manoel Lourenço das Neves, na solene sala da Mesa Administrativa. Os professores visitantes manifestaram uma apreciação positiva sobre o Hospital como um todo, sendo que sobre a avaliação técnica do Serviço, isenta e sigilosa, nada foi comentado. Ressaltaram a simpática acolhida pelo Provedor.

 

Ao término da visita, nossos visitantes almoçaram com membros da equipe num restaurante da Ponta da Praia, de onde puderam apreciar a histórica Fortaleza da Barra Grande, fundada em 1584, após a célebre batalha do estuário contra a frota comandada por Edward Fenton. 

 

 

  A Fortaleza da Barra Grande

 Vento Vermelho de Manabu Mabe, que retrata a batalha do estuário

Os membros da comitiva da SBN reunidos com o provedor, diretor de ensino médico e os integrantes do Serviço de Neurocirurgia na sala da Mesa Administrativa da SCMS.

Diante da tela A Misericórdia de Benedicto Calixto.

 



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite