Rede Corporativa
, 25 de abril de 2024.
14/03/2013
Volume 7 - Número 1
Instruções aos autores

PDF file at the end of the article

Arquivo PDF ao final do artigo

Instruções aos autores

Revista científica impressa e eletrônica do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos, a Acta Medica Misericordiæ destina-se à divulgação impressa (ISSN 1809-3299) e eletrônica (ISSN 1809-3302) de artigos médicos inéditos e exclusivos, elaborados por membros do corpo clínico de toda e qualquer Santa Casa da Misericórdia, do Brasil ou do exterior. Trabalhos já publicados ou aguardando publicação não nos devem ser encaminhados. Não havendo espaço na revista impressa, a divulgação poderá, com a concordância dos autores, ser feita apenas pela revista eletrônica.

Poderão ser divulgados trabalhos originais, relatos de casos raros de interesse científico, descrição de novas técnicas e resumos de teses. Não publicamos relatos de casos de interesse apenas didático. Pede-se objetividade, clareza e, principalmente, concisão. Artigos de revisão e de atualização deverão ser encaminhados somente a convite do Editor.

Os trabalhos deverão ser entregues impressos, digitados em espaço duplo, em três vias, com todas as folhas assinadas pelo autor principal, usando-se o processador de texto MS-Word, fonte tamanho 12, sem formatação automática, com o total de, no máximo, 3.000 palavras. Deve acompanhar um CD com o respectivo arquivo digital.

Ao enviar um artigo para publicação, fica entendido que o autor obteve a devida aprovação pela Comissão de Ética em Pesquisa da instituição de origem, que assume inteira e exclusiva responsabilidade pelo conteúdo e pela divulgação do mesmo, que o trabalho é inédito e que está sendo submetido exclusivamente para publicação na Acta Medica Misericordiæ. O corpo editorial não se responsabiliza pelas opiniões, informações e imagens dos artigos. Os artigos publicados na Acta Medica Misericordiæ não poderão ser reproduzidos sem a autorização do Editor.

O artigo enviado deverá conter os seguintes itens relacionados em seguida. Título em português e em inglês. Nomes completos dos autores e das respectivas instituições. Resumos em português e em inglês, com, no máximo, 200 palavras cada. Três a cinco descritores (palavras-chave), em português e em inglês, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde da Bireme. Corpo do trabalho organizado, dividido e contendo, quando pertinente, introdução, material e método, resultados, discussão e conclusão. Referências bibliográficas. Endereço postal e eletrônico do autor principal para correspondência com os leitores. Telefones do autor principal para contatos com o Editor. Evitar nomes, iniciais ou detalhes que permitam a identificação pessoal dos pacientes. As drogas devem ser identificadas pelos seus nomes genéricos e não pelos nomes comerciais. As ilustrações devem ser limitadas às necessárias, nítidas, bem contrastadas e de boa qualidade, feitas com filme e papel fotográfico, identificadas através de etiqueta colada no verso, com o número de ordem, indicação da parte superior da figura, nome do autor principal, título do trabalho e legenda. Figuras em arquivos digitais enviados em CD serão aceitos somente se escaneadas profissionalmente, com alta resolução. Não envie figuras para impressão pela Internet. As legendas devem estar contidas também no manuscrito e no CD. Fotografias de paciente devem ser acompanhadas de cópia da autorização para publicação, emitida pelo mesmo ou por seu responsável. Evitar ilustrações que permitam a identificação do paciente. Reprodução de ilustração de outro autor deve referenciar o trabalho de origem e entregue acompanhada de cópia de autorização do detentor dos direitos autorais. Informar o nome do artista ou fotógrafo responsável por telas, outras obras de arte e fotografias. Os quadros e tabelas devem conter título e, quando necessária, também uma legenda explicativa.

As referências bibliográficas, limitadas às essenciais, devem ser listadas e numeradas na ordem de citação no texto. Alternativamente, para simplificar, poderão ser elacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor principal. Nesse caso, havendo referências a mais de um trabalho de um mesmo autor, os mesmos deverão ser enumerados pela ordem cronológica da publicação. Os trabalhos referenciados devem ser identificados no texto pelos respectivos números ou pelos sobrenomes dos autores principais. As abreviações e pontuações devem seguir as normas utilizadas no Index Medicus. Havendo mais de seis autores, listar os primeiros seis primeiros seguidos da expressão et al.

Exemplos de referências a artigos de revistas, livro, capítulo de livro: 1. Hook EW, Marra CM. Acquired syphilis in adults. N Engl J Med 1992; 326:1060. 2. Sacco ICN, João SMA, Alignani D, Ota DK, Sartor CD, Silveira LT, et al. Implementing a clinical assessment protocol for sensory and skeletal function in diabetic neuropathy patients at a university hospital in Brazil. São Paulo Med J 2005; 123: 229-33. 3. Thorek P. Anatomy in Surgery. Philadelphia: J B Lippincott Company, ed 2, 1962; p 38. 4. Blume SB. Alcohol and other drugs problems in women. In Lowinson JH, Ruiz P, Millman RB (eds): Substance Abuse. Baltimore: Williams & Wilkins, ed 2, 1992; pp 794-807.

Para inserção do artigo na nossa revista eletrônica, o mesmo deverá ser enviado em CD ou DVD, com as ilustrações em arquivos jpg.

Sugerimos consulta ao texto Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for BiomedicalPublication, da International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org).

O material recebido ficará apenas temporariamente arquivado no Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de Santos, ficando os autores responsável pela guarda dos originais, incluindo o manuscrito, ilustrações, CD, autorizações e demais ocumentos de interesse legal. O(s) autor(es) assume(m) toda responsabilidade intelectual e legal pela publicação do seu artigo, texto ou figuras.

Os trabalhos para publicação devem ser encaminhados pessoalmente ou pelo Correio, ao endereço abaixo:

Acta Medica Misericordiæ -  Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos - Av. Dr. Claudio Luiz da Costa, 50 - Santos, S.P., CEP 11075-900, BRASIL. Telefones (13)3202-0750 ou (13)3202-0600, ramais 450 e 750. www.actamedica.org.br, hivamoto@yahoo.com.br, nogueira@bignet.com.br



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite