Rede Corporativa
, 02 de maio de 2024.
01/06/1999
Volume 2 - Número 1
2. O lançamento da Acta Médica Misericordiae

PDF file at the end of the article

Arquivo PDF ao final do artigo

O lançamento da Acta Médica Misericordiae

The launch of the Acta Médica Misericordiae

Manoel Lourenço das Neves, Celso Schmalfuss Nogueira, Henrique Seiji Ivamoto, João Garcia, Rosilene Morales, Felix Alberto Ballerini, Milton Affonso dos Santos, José Luiz Camargo Barbosa, Victor Vallejo Fernandez, Altamiro Nostre Junior, Carlos Henrique de Alvarenga Bernardes, Dulce Rondina Guedes
Santa Casa da Misericórdia de Santos

Neves ML, Nogueira CS, Ivamoto HS, Garcia J, Morales R, Ballerini FA, Santos MA, Barbosa JLC, Fernandez VV, Nostre Jr AN, Bernardes CHA, Guedes DR. The launch of the Acta Médica Misericordiæ. Acta Medica Misericordiæ 2(1):8-11, 1999

Resumo

O lançamento da Acta Medica Misericordiæ ocorreu no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Santos, na noite do dia 29 de dezembro de 1998. A cerimônia foi aberta pelo diretor clínico, que passou a presidência dos trabalhos ao provedor. Este compôs a mesa de trabalhos e saudou os presentes. O presidente do Centro de Estudos agradeceu aos que colaboraram. O editor fez a apresentação da Acta Medica Misericordiæ, agradecendo a todos que contribuíram com o primeiro número. Monsenhor Nelson de Paula abençoou a revista. Manifestaram-se o secretário de saúde do município de Santos, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o presidente da Fundação Lusíada, e o deputado membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado. A diretora social e de eventos culturais introduziu o Coral da Santa Casa, que apresentou dois cantos. Ao término, um coquetel foi servido pelo Departamento de Nutrição e Dietética do Hospital.

Descritores: Editoração. Periódicos. História da Medicina. Hospitais filantrópicos.

Summary

The launch of the Acta Medica Misericordiæ occured in the Santa Casa da Misericórdia de Santos, in the evening of  December 29, 1998. The ceremony was opened by  the clinical director, who passed the presidency of the works to the provector. The provector invited the authorities and greeted the attendants. The president of the Study Center thanked the collaborators. The editor presented the Acta Medica Misericordiæ, thanking all who contributed to the first issue. Monsignor Nelson  de Paula blessed the journal. The city health secretary, the vice president of  the Regional Medical Council of the State of São Paulo, the president of the Lusíada Foundation, and the deputy member of the Health Commission of the State House of Representatives spoke. The social and cultural affairs director introduced the Santa Casa Choir, which presented two songs. At the end, a cocktail party was held by the Department of Nutrition and Dietetics of the Hospital.

 

Key words: Publishing. Periodicals. History of Medicine. Hospitals, voluntary.

 

 

A ABERTURA

O lançamento da Acta Medica Misericordiæ ocorreu no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Santos, na noite do dia 29 de dezembro de 1998. Apesar da data, entre as festividades natalinas e as de passagem de ano, era grande o número de presentes. A cerimônia foi aberta pelo Dr. João Garcia, diretor clínico: 

 

Queremos destacar três pessoas, especificamente, o Dr. Celso Schmalfuss Nogueira, presidente do Centro de Estudos da Santa Casa, o Dr. Henrique Seiji Ivamoto  médico chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital que trabalhou arduamente para que este empreendimento pudesse se concretizar, e, finalmente, o Sr. Manoel Lourenço das Neves, provedor,  pelo seu estímulo e apoio incondicional.

 

Em seguida, convidou o Sr. Manoel Lourenço das Neves, para compor a mesa diretora dos trabalhos.

 

A SAUDAÇÃO DO PROVEDOR

O Sr. Manoel Lourenço das Neves, provedor da Irmandade,  fez sua saudação:

 

A Santa Casa de Santos orgulha-se de receber em seu Consistório tão seleta assistência e cabe a mim a honra de compor a mesa dos trabalhos nesta noite tão memorável da História da Santa Casa.

 

O provedor convidou para fazer parte da mesa dos trabalhos as seguintes autoridades: Monsenhor Nelson de Paula, representante eclesiástico do Bispo Diocesano; Edmon Atik, secretário municipal de saúde de Santos, representando  também o prefeito municipal; Celso Schmalfuss Nogueira, presidente do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos; Gabriel David Hushi, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Henrique Seiji Ivamoto, editor da Acta Medica Misericordiæ; Jamil Murad, deputado e membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado; Paulo Patricio Mendes, consul de Portugal; José Luiz Camargo Barbosa, vice-diretor clínico; Eraldo Aurelio Franzese, presidente da Fundação Lusíada; Felix Alberto Ballerini, vice-provedor; Marcelo Quinto, presidente do Sindicato dos Médicos de Santos; Ricardo Diniz, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos; João Eduardo Charles, diretor de comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado. A seguir, continuou:

 

A nossa Casa Santa, que é a Santa Casa de Santos, continua em sua caminhada histórica. São transcorridos 455 anos e ela, através de magníficos colaboradores, os senhores médicos, reativa o setor de divulgação, que se encontrava desativado há mais de trinta anos, e se atreve a editar revista comemorativa de 500 anos de Misericórdia no Mundo e distribuí-la às Santas Casas, também do mundo, divulgando história e trabalhos científicos dos senhores médicos em seu primeiro número e concita os colegas médicos para que colaborem e enriqueçam o conteúdo da revista, enviando colaborações com trabalhos científicos e também com o passado histórico nas Santas Casas onde militam. Nossos cumprimentos aos senhores médicos pela idéia. Nossas citações ao Dr. Celso Nogueira e ao Dr. Henrique Ivamoto, pela dedicação à causa da Santa Casa. Nossos agradecimentos aos que apresentaram trabalhos proporcionando o primeiro exemplar. Agradecimentos também, aos que colaboraram para que a impressão se tornasse a realidade de hoje. Finalmente, que Deus continue a olhar pelas Santas Casas. Obrigado a todos.

 

A SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DO CENTRO DE ESTUDOS

Celso Schmalfuss Nogueira, presidente do Centro de Estudos, fez sua saudação:

 

Quando assumimos o Centro de Estudos, fundado em 18 de outubro de 1997, levantamos, como objetivos, o aprimoramento do ensino no Hospital, o incentivo à realização de pesquisas científicas e à elaboração de trabalhos científicos, a criação da home page da Santa Casa de Santos,  que já está no ar, e que também irá divulgar o trabalho da Santa Casa ao mundo e pretendemos que ela se sirva à prestação de serviços à comunidade, para que esta tenha acesso aos médicos e, por fim, a edição de revista médica da Santa Casa. Nós cremos que o objetivo foi atingido este ano com a ajuda de todos. Quanto à revista, gostaria de deixar ao Dr. Henrique Ivamoto, editor, que vai dar informações e comentar sobre a publicação.

 

A APRESENTAÇÃO DA ACTA MEDICA MISERICORDIæ

O editor da Acta Medica Misericordiæ, Henrique Seiji Ivamoto, fez a apresentação da revista (leia o artigo “A Acta Medica Misericordiæ”, neste número).

 

A BENÇÃO DA REVISTA

O Monsenhor Nelson de Paula, representante eclesiástico do Senhor Bispo Diocesano, dirigiu a palavra aos presentes:

 

Convido a todos meus queridos irmãos e irmãs presentes, a ficarem de pé para esta benção. Estamos pedindo a Deus nosso Senhor. Foi tirada do Livro das Bençãos da Igreja Apostólica Romana para que, unindo-nos a todas as entidades que irão receber esse trabalho saído de Santos, com a nossa fé  e amor a Deus, possamos pedir que todos, nesses lugares, sintam também alegria com esse trabalho, que fará um grande bem para a Medicina. É isso que nos empolga. Tomem a folha e iniciemos o rito da benção.

 

Com todos os presentes de pé e acompanhando o ritual, Monsenhor Nelson prosseguiu e concluiu a sua benção. Terminada a benção, Henrique Seiji Ivamoto, editor, agradeceu ao Monsenhor e retomou a palavra.

 

AS PALAVRAS DAS AUTORIDADES

Fizeram uso da palavra Edmon Atik, secretário de saúde de Santos, Gabriel David Hushi, vice presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo,  Eraldo Aurélio Franzese, presidente da Fundação Lusíada e Jamil Murad, deputado e membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Para Jamil Murad:

 

A Santa Casa é a imagem da solidariedade, da fraternidade, da valorização do ser humano, por mais pobre e por mais imperfeito que ele seja. A Santa Casa se firmou porque esse é o ideal da Humanidade: considerar, valorizar o seu semelhante, mesmo que ele tenha muitos defeitos e mesmo que ele esteja muito doente. A Santa Casa simboliza a fraternidade e a solidariedade, particularmente, no mundo de hoje, onde se canta em prosa e verso o valor do individualismo, o valor da competitividade. Quem é competitivo, quem é mais perfeito, tem tudo. Os outros, nada têm. Por isso, esta Santa Casa e esta cerimônia simbolizam o ideal do povo brasileiro! Valorizar as Santas Casas, valorizar essa instituição multisecular, valorizar a Acta Medica Misericordiæ como instrumento de aprimoramento das Santas Casas é valorizar o povo brasileiro, é valorizar o Brasil. Parabéns Ivamoto, parabéns Celso, parabéns Sr. Manoel, em nomes dos quais eu cumprimento toda a comunidade misericordiana!

 

O CORAL

Rosilene Morales, diretora social e de eventos culturais do Centro de Estudos apresentou o Coral,  composto de funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Seus integrantes, liderados por Maria Fernanda Santos Tavares, regente, trajados com suas becas azuis e écharpes brancos, apresentaram “Maria, Maria” de Milton Nascimento , e “Andança” de Paulinho Tapajoz e Danilo Cayme.

Fizeram parte do Coral, nesta apresentação, as Senhoras Celia Maria Isabel, Maria Florinda Rodrigues Peres, Mônica Lourenço das Neves Silva, Denise Freitas Fonseca Malerba, Cristiane Aparecida Clemente, Roberta Santana Folha Moura, Carolina Paulo Souza, Rosilda Raimunda G. Ferreira, Luciane Alvarenga Guerra, Mônica Carpalhoso Martins, Rosana Caires Ferreira, Ana Virginia Almeida Carrasco, Eliana Maria Schiavetti, Rozema Fares Santos, Nelli V. Cavallucci, Eliana Cristina Melquis, Kely Cristina A. Lourenço, Rita Marques, Janaina Steluti Costa e Claudia M. V. Santos e os Senhores Edson Vieira Sabino, Valdir José de Morais, Aparecido Fernando e Antonio Carlos Avelino. O acompanhamento musical foi feito por Felipe Augusto Tavares, à guitarra,  e por Dagoberto Feliz, ao teclado.

 

Ao término dos cantos, os presentes aplaudiram os membros do Coral, pela bela demonstração de arte musical misericordiana.

 

ENCERRAMENTO DA CERIMÔNIA E COQUETEL

O presidente do Centro de Estudos agradeceu aos integrantes do Coral, ao Conselho Editorial, ao editor, e a todos os presentes, e declarou encerrados os trabalhos. Em seguida, convidou os presentes para o coquetel de confraternização oferecido pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos e servido pelo Departamento de Nutrição e Dietética no átrio do Consistório.

 

Fig. 1.  Manoel Lourenço das Neves, provedor,  fazendo a saudação. A partir da esquerda, Paulo PatrIcio Mendes, consul de Portugal; Henrique Seiji Ivamoto, editor; Celso Schmalfuss Nogueira, presidente do Centro de Estudos; Monsenhor Nelson de Paula, representando o bispo diocesano Dom David Picão; Manoel Lourenço das Neves, provedor da Irmandade; Edmon Atik, secretário de saúde de Santos; João Garcia, diretor clínico; Gabriel David Hushi, vice-presidente do CREMESP; deputado Jamil Murad, membro da comissão de saúde da Assembléia Legislativa; José Luiz Camargo Barbosa, diretor de ensino.

 

Fig. 2. Monsenhor Nelson de Paula, representando o bispo diocesano D. David Picão,  abençoa a Acta Medica Misericordiæ. À sua esquerda, Henrique Seiji Ivamoto, editor.

 

Fig. 3. Gabriel David Hushi, vice-presidente do CREMESP, cumprimenta as autoras Rosilene Morales e Liliana Soares Ivamoto.

 

Fig. 4 O Coral da Santa Casa da Misericórdia de Santos, regido por Maria Fernanda Santos Tavares.

 

AGRADECIMENTO. Os autores agradecem ao Sr. Valter Machado Pereira pela gravação da cerimônia. As fotografias  deste artigo, do arquivo da SCMS, foram feitas pelo Sr. José Eduardo Barbosa, jornalista.

 

OS AUTORES: ML Neves é provedor. CS Nogueira, presidente do Centro de Estudos. HS Ivamoto, diretor editorial e de comunicação. J Garcia, diretor clínico. R Morales, diretora social e de eventos culturais. FA Ballerini, vice-provedor. MA Santos, mordomo geral. JLC Barbosa, vice-diretor clínico e diretor de ensino. VV Fernandez, diretor de patrimônio. A Nostre Jr., secretário geral. CHA Bernardes, diretor de pesquisa científica. DR Guedes, diretora de cursos e atividades científicas.

 

ENDEREÇO/ADDRESS:

Manoel Lourenço das Neves, Provedor

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50

Santos, S. P., 11075-900, Brasil

www.scms.org.br

 

PDF file:

 



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite