Rede Corporativa
, 01 de maio de 2024.
01/06/1999
Volume 2 - Número 1
3. A Acta Médica Misericordiae

PDF file at the end of the article

Arquivo PDF ao final do artigo

A Acta Médica Misericordiae

The Acta Médica Misericoridae

Henrique Seiji Ivamoto, Editor

Ivamoto HS. The Acta Médica Misericoridae. Acta Medica Misericordiæ 2(1):12-16, 1999

Resumo

O mundo contemporâneo valoriza o tecnicismo. Os hospitais e universidades mais prestigiados são aqueles que se destacam na vanguarda técnica. Muitas revistas médicas dão destaque somente aos desenvolvimentos técnicos. Ao contrário dessas, Acta Medica Misericordiæ é uma revista que divulgará a Medicina Misericordiana. As Misericórdias inspiram-se no trabalho de humanistas, como Isabel de Aragão, Leonor de Lencastre, Miguel de Contreras, Braz Cubas, José de Anchieta, Antonio Vieira, Cláudio Luiz da Costa e Martins Fontes. Enquanto a modernidade valoriza a Medicina Tecnicista, as Misericórdias praticam a Medicina Humanista. Acta Medica Misericordiæ é uma homenagem do nosso Centro de Estudos às Misericórdias, com seu meio milênio de história e de filantropia. Talvez nenhuma outra instituição tenha praticado a filantropia médica na mesma extensão que a praticada nesses cinco séculos, em cinco continentes, pelas Santas Casas da Misericórdia. A capa da nossa revista tem as cores da bandeira da Misericórdia santista, com fundo branco e o título em vermelho com um leve tom azul, lembrando a nobreza da missão das Misericórdias. As letras usadas no título são caligráficas e artísticas, de acordo com a origem e a natureza da Medicina Misericordiana.

Descritores: Editoração. Periódicos. História da Medicina. Educação.

Summary

The contemporary world prizes ‘technicism’. The hospitals and universities of higher prestige are those that stand out on the technical front. Many medical journals only give importance to technical developments. Different from these, Acta Medica Misericordiæ is a journal that will promote the Misericordian Medicine. The Misericórdias are inspired in the work of humanists like Isabel de Aragão, Leonor de Lencastre, Miguel de Contreras, Braz Cubas, José de Anchieta, Antonio Vieira, Cláudio Luiz da Costa and Martins Fontes. While modernism prizes the technicist medicine, the Misericórdias practice humanistic medicine. Acta Medica Misericordiæ is a homage paid by our Study Center to the Misericórdias, with their half millenium of history and philanthropy. Perhaps no other institution has practiced medical philanthropy to the same extent as that practiced in these five centuries, in five continents, by the Santas Casas da Misericórdia. The cover of our journal has the colours of the flag of the Misericórdia of Santos with a white background and the title in red with a slight blue tone, reminding one of the nobleness of the mission of the Misericórdias. The letters used in its title are caligraphic and artistic, in keeping with the origin and the nature of the Misericordian Medicine.

Key words: Publishing. Periodicals. History of Medicine. Education.

 

Mercy droppeth as the gentle rain from heaven - it blesseth him that gives and him that takes.

A misericórdia cai como a chuva suave do céu - abençoa a quem a dá e a quem a recebe.

William Shakespeare

 

Este artigo resume a apresentação da Acta Medica Misericordiæ, feita pelo editor, durante a cerimônia de lançamento ocorrida na noite do dia 29 de dezembro de 1998, no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

INTRODUÇÃO

Muitos hospitais, incluindo as Santas Casas de maior porte, têm ou tiveram suas revistas científicas, dedicadas à publicação dos trabalhos elaborados por membros dos seus respectivos corpos clínicos. Ao contrário dessas, Acta Medica Misericordiæ não se dedica apenas ao corpo clínico desta Casa, mas ao de todas as Misericórdias, homenageando os quinhentos anos de sua fundação.

A MEDICINA MISERICORDIANA

O mundo contemporâneo valoriza o tecnicismo. Os hospitais e universidades mais prestigiados são aqueles que se destacam na vanguarda técnica. Muitas revistas médicas destacam apenas os desenvolvimentos técnicos. Pois a tônica da nossa revista científica não é essa. Acta Medica Misericordiæ divulga a Medicina Misericordiana2,5 cuja Arte e Ciência são dedicadas ao Homem.

As Misericórdias inspiram-se no trabalho de humanistas. Elencando alguns, temos Dona Isabel de Aragão, esposa de Dom Diniz, o Lavrador, que realizou grandes obras médicas e hospitalares no século XIV, e é a precursora das Misericórdias. Temos Dona Leonor de Lencastre4,6 que, com a ajuda do Frei Miguel de Contreras, seu confessor, fundou a primeira Misericórdia, a de Lisboa, em 1498, há meio milênio. Braz Cubas3 que, em 1543, fundou o primeiro hospital em terras brasileiras, o desta Misericórdia, definindo-a como Casa de Deus para os homens. Temos ainda o extraordinário médico e jesuíta José de Anchieta, um dos primeiros membros do corpo clínico desta Casa e fundador das Misericórdias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O Padre Antonio Vieira e seus Sermões. O Dr. Claudio Luiz da Costa, restaurador da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Temos também o médico e poeta Martins Fontes, tisiologista desta Casa e destacado humanista.

Enquanto a contemporaneidade valoriza a Medicina Tecnicista, as Misericórdias praticam a Medicina Humanista. Se a Medicina Misericordiana não se encontra na vanguarda técnica, certamente está na vanguarda humana. Acta Medica Misericordiæ é uma homenagem do Centro de Estudos e do Corpo Clínico desta Casa à Medicina Misericordiana, às Misericórdias e ao seu meio milênio de história e de filantropia. Talvez nenhuma outra instituição tenha praticado a filantropia médica em semelhante extensão, no tempo e no espaço, que a praticada nesses cinco séculos, em cinco continentes, pelas Santas Casas da Misericórdia.

A revista será distribuída a todas as Santas Casas das Américas, Europa, Africa, Asia e Oceania. Será enviada também a todas as faculdades de medicina do Brasil e às das principais universidades do exterior.

O TÍTULO DA REVISTA

O título da nossa revista não foi escrito em português, pois não seria compreendido em muitos países para os quais será distribuída. Também não o foi em inglês, pois seria inadequado para uma revista brasileira. Escolhemos um título em latim, língua oficial para a nomenclatura científica, pois será entendido por médicos de todos os países. Escolhemos o latim também porque era essa a língua utilizada nos ofícios celebrados na capela de Nossa Senhora da Piedade, na Sé de Lisboa4, onde as Misericórdias tiveram sua origem. A precisão da denominação latina foi verificada através de consultas com o Monsenhor Nelson de Paula, da Diocese de Santos, com o Frei Calisto Pessotti, da paróquia de Santo Antonio do Embaré, e com a Professora Márcia Pimenta da Universidade Católica de Santos.

A CAPA DA REVISTA

A capa da nossa revista tem as cores da bandeira da Misericórdia santista: fundo branco e título em vermelho, com um leve tom azul, lembrando a nobreza da missão das Misericórdias. As letras usadas no título da nossa revista não são as de fôrma, retilíneas, duras, usadas nas revistas da Medicina Técnica. As letras do título da Acta Medica Misericordiæ são caligráficas, curvilíneas, suaves e artísticas, lembrando a origem e a natureza da Medicina Misericordiana.

Ornando a capa, teremos sempre uma ilustração pertinente à Arte Misericordiana. Para este número de lançamento, escolhemos a mais bela tela do gênio Benedicto Calixto de Jesus, a que retrata a Santa Casa da Misericórdia de Santos no século XIX. O Imortal Benedicto Calixto7, segundo definição do autor da sua mais conhecida biografia, o escritor e historiador Milton Teixeira.

 

Capa do número de lançamento da Acta Medica Misericordiæ

A ELABORAÇÃO DA REVISTA

Quando fomos incumbidos pelo presidente do Centro de Estudos, Dr. Celso S. Nogueira, de editar uma publicação científica, sugerimos que, homenageando os quinhentos anos de fundação da primeira Misericórdia, criássemos uma nova revista médica, destinada a divulgar o trabalho, a arte e a história de todas as Misericórdias, distribuindo-a a todas as Santas Casas do mundo, e dando-lhe um título latino amplo, não restrito ao de nosso hospital. A sugestão foi aceita e aprovada pelo presidente e pelos demais membros da diretoria do Centro de Estudos.

Na revisão dos manuscritos, contamos com o auxílio dos membros do Corpo Editorial e de outros colaboradores. Para evitar os elevados custos das editoras profissionais, a diagramação básica da revista foi efetuada pela Editoria com um microcomputador doméstico, sendo posteriormente tratada com a eficiente assistência do Senhor Danilo Malpighi, da Gráfica Guarani.

 

O presidente do Centro de Estudos, Dr. Celso Schmalfuss Nogueira, entrega o primeiro exemplar da Acta Medica Misericordiæ ao provedor, Sr. Manoel Lourenço das Neves.


A ENTREGA DO PRIMEIRO EXEMPLAR

O segundo exemplar saído das impressoras da Gráfica Guarani fará parte do acervo do Museu da Medicina Misericordiana. Quanto ao primeiro, solicitamos que o mesmo seja entregue pelo Presidente do Centro de Estudos ao Provedor da Irmandade, para que o guarde na Casa da Memória da Irmandade.

Celso Schmalfuss Nogueira, presidente do Centro de Estudos, entregou o primeiro exemplar ao Sr. Manoel Lourenço das Neves, provedor.

A BENÇÃO DA REVISTA

Solicitamos ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Monsenhor Nelson de Paula, neste ato representando o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano, que abençoe a Acta Medica Misericordiæ. Para esse ato, foram distribuídos aos presentes cópias oferecidas pelo Senhor Monsenhor do texto da Benção da Nova Biblioteca, no caso, da nova revista, para que todos possamos acompanhar o rito.

O Monsenhor Nelson de Paula, representante eclesiástico do Senhor Bispo Diocesano, abençoou a Acta Medica Misericordiæ, sendo acompanhado por todos os presentes. Ao término, o Editor retomou a palavra:

Agradecemos ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Monsenhor Nelson de Paula, representante episcopal do Senhor Bispo Diocesano, pela sua benção, na certeza de que contribuirá para que a Acta Medica Misericordiæ sirva para promover o bem e para desenvolver a Medicina Misericordiana.

OS TRABALHOS DO PRIMEIRO NÚMERO

O editor descreveu cada um dos trabalhos publicados no número de lançamento da Acta Medica Misericordiæ e convidou os seus autores a se dirigirem à mesa de trabalhos onde receberam seus exemplares.

OS AGRADECIMENTOS

Em nome da Diretoria do Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos e do Corpo Editorial da Acta Medica Misericordiæ, editada pelo Centro de Estudos, agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram com sua edição.

O editor agradeceu ao Sr. Manoel Lourenço das Neves, provedor, pelas suas contribuições com o Centro de Estudos e pelo seu apoio em favor do lançamento da Acta Medica Misericordiæ. Agradeceu também ao diretor clínico, ao vice-diretor clínico e a todos os membros do corpo editorial. Ao Dr. Ricardo Diniz, diretor da Faculdade de Medicina, por suas gestões para que o Centro de Estudos obtivesse da Universidade Metropolitana de Santos a composição da home page da Santa Casa, incluindo a edição eletrônica da Acta Medica Misericordiæ, que se encontra hospedada no seu sistema Internet. Ao Monsenhor Nelson de Paula, ao Frei Calisto Pessotti, e à professora Márcia Mendes Pimenta, pelos esclarecimento de questões referentes ao título que havia escolhido para a revista. Às professoras Maria Scazufca, Alison Entrekin de Souza, Liliana Soares Ivamoto e à acadêmica Karen Iribarrem Nogueira pela revisão dos manuscritos. Aos senhores José Eduardo Barbosa e Alberto Gomez, jornalistas desta Casa, pela colaboração à cobertura jornalística e fotográfica dos eventos educacionais. Aos diretores e aos funcionários da Gráfica Guarani, pela impressão da revista.

Agradeceu também à diretoria da Federação das Misericórdias do Estado de São Paulo, da Confederação das Misericórdias Brasileiras, e à da União das Misericórdias Portuguesas pelo fornecimento de endereços das Santas Casas. Ao Plano de Saúde da Santa Casa de Santos, ao Banco Bandeirantes, à Cyrumédica, aos Produtos Roche Químicos e Farmecêuticos, e à Byk Química e Farmacêutica, pelo apoio à impressão do primeiro número. Agradeceu ainda aos membros do Corpo Clínico, da Irmandade, do Serviço de Voluntários, da Administração, da Enfermagem e aos funcionários do hospital.

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL

Há dois anos, um médico procedente de Sapiranga, uma pequena cidade gaúcha, iniciou, auxiliado por colegas, um trabalho educacional intenso, com a implementação do Curso Multidisciplinar e diversos outros cursos e simpósios, e com a fundação do Centro de Estudos. A Santa Casa passou a contar com uma intensa agenda científica e educacional. O jovem médico sulista, dotado do espírito idealista e irrequieto de um farroupilha Bento Gonçalves, faz sua revolução educacional nesta Casa, beneficiando internos, médicos estagiários e o corpo clínico. São os bons ventos que sopram dos pampas, trazendo alento à Casa de Braz Cubas. A intensidade do trabalho desse colega fê-lo ser chamado, pelo jornalista José Eduardo Barbosa, de Minuano. Trata-se do caríssimo e dedicado presidente do Centro de Estudos.

Convidados no Consistório.

 

EPÍLOGO: A MENSAGEM DO POETA

Senhoras e Senhores. Encerrando, temos a satisfação de comunicar que recebemos uma mensagem de alguém que veio de muito distante. Essa mensagem, que nos chegou pelas mãos de duas jovens, Vanessa e Célia, é de um poeta santista, Eduardo1. Breve, dedica-se a esta solenidade de lançamento da Acta Medica Misericordiæ, a revista incipiente, ainda pequena, que hoje dá seus primeiros passos e que nas próximas semanas voará a terras distantes, levando, nesta e nas próximas partidas, a Ciência, a História e a Arte das Misericórdias. As palavras do poeta:

"Alegria ... é presenciar o momento de um filho andar.
Voar ... em busca de um horizonte distante."

Ao sempre jovem poeta Eduardo Seabra de Mello Ballerini, que há nove anos vive e voa numa dimensão muito elevada, obrigado pela sua mensagem de estímulo, pela sua participação e pela sua presença nesta cerimônia.

A todos os presentes, particularmente aos convidados de outras cidades e regiões que, com a sua honrosa presença pessoal, prestigiam o lançamento da Acta Medica Misericordiæ, muito obrigado.

Convidados no Consistório.

 

BIBLIOGRAFIA:

1. Ballerini ESM: Voa Poeta Voa. Editora Dasein, Taubaté, São Paulo, 1990.

2. Ivamoto HS: Acta Medica Misericordiæ, dedicada às Santas Casas. Acta Medica Misericordiæ 1: 5-6, 1998.

3. Ivamoto HS: A Santa Casa da Misericórdia de Santos: sinopse histórica. Acta Medica Misericordiæ 1:7-10, 1998.

4. Ivamoto HS, Morales RM, Ivamoto LSI, Souza ESMV: The Santas Casas da Misericórdia: five centuries of philanthropy. Acta Medica Misericordiæ 1: 11-13, 1998.

5. Ivamoto HS: Médicas, mães paternais, heroínas anônimas. A Tribuna, 27 de julho de 1996, p. A-18.

6. Ivamoto HS: Misericórdias: O magnífico legado luso. Ser Médico (CREMESP) 2 (7) :38-39, 1999.

7. Teixeira M: B. Calixto, Imortalidade. Editora da Uniceb, Santos, 1992.

 

AGRADECIMENTO. O autor agradece ao Sr. Valter Machado Pereira pela gravação. As fotografias 2, 3 e 4 deste artigo, do arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Santos, foram feitas pelo Sr. José Eduardo Barbosa, jornalista.

O AUTOR: HS Ivamoto, editor da Acta Medica Misericordiæ, é chefe do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Medicina Legal e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, professor de propedêutica neurológica da Universidade Metropolitana de Santos, e pós-graduando em Filosofia da Educação da Universidade Católica de Santos.

 

ENDEREÇO/ADDRESS:

Henrique Seiji Ivamoto, Editor
Acta Medica Misericordiæ
Centro de Estudos da Santa Casa da Misericórdia de Santos
Av. Dr. Cláudio Luis da Costa, 50
Santos, S. P., CEP 11075-900, Brasil www.actamedica.org.br  hivamoto@yahoo.com.br
hivamoto@hotmail.com

PDF file:



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite