Rede Corporativa
, 24 de abril de 2024.
22/10/2014
Retratos das Misericórdias
CATEM: Esclerose múltipla na Santa Casa de Santos

( Página em construção )

 

CATEM: Esclerose múltipla na Santa Casa de Santos

Henrique S. Ivamoto

  

O CATEM - Centro de Atendimento e Tratamento de Esclerose Múltipla - da Santa Casa da Misericórdia de Santos foi inaugurado em novembro de 2011, tendo como coordenadora a Dra. Rosana Ferreira. É afiliado ao CATEM da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o primeiro centro de referência dessa enfermidade no país, fundado em 1997 pelo Prof. Dr. Charles Peter Tilbery, autoridade nacional na área e titular da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas daquela instituição, com atendimento direcionado aos pacientes do SUS. 

A Dra. Rosana, paulistana, teve uma forte influência humanística e artística desde sua infância. Seus pais presentearam-na, ainda menina, com um violão e uma caixa com materiais para primeiros socorros, contendo mertiolate, Band Aid e algodão. Com essa caixa, atendia as amigas que se feriam ao correr pelo parque ou cair do escorregador. Seus pais, conhecidos compositores, são autores de muitas músicas e canções, atividade criativa própria de gênios. Rosana acompanhava os pais nos estúdios de gravação e cantava com os mesmos.  

Formou-se pela Faculdade de Medicina da UNISA, em São Paulo, cursou a residência em Neurologia Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e fez especializações em esclerose múltipla, cefaleia e neuropediatria. Foi residente e assistente do Prof. Charles P. Tilbery.

Há cerca de quinze anos, casou-se com um santista e mudou-se para Santos. Com a mudança, a Santa Casa e a região ganharam uma médica com excelente formação e experiência na área das doenças desmielinizantes e cefaléias, e que se mantém continuamente atualizada nos avanços diagnósticos e terapêuticos .

A Dra. Rosane mantém um excelente relacionamento com seus pacientes, colaboradores e com os colegas do Corpo Clínico da Misericórdia Santista, pautando-se pela ética e pelo respeito mútuo. É elogiada por todos. 

Além da Dra. Rosana Ferreira (coordenadora), o CATEM de Santos conta também com o Prof. Dr. Charles P. Tilbery (coordenador científico), Da. Zulmira Palmeira Villela (auxiliar de enfermagem), Sra. Elizabeth R. Gomes (vice-presidente da APEMBS – Associação de Portadores de Esclerose Múltipla da Baixada Santista e secretária adjunta do CATEM) e Sra. Ariana Viana (secretária de agendamentos).

A Sra. Elizabeth Gomes, vítima da esclerose múltipla, tornou-se uma auxiliar da Dra. Rosana, a quem chama carinhosamente de “a irmãzinha que Deus me deu”. Não se deixou vencer, passou a praticar atletismo e é hoje uma representante da seleção brasileira em algumas modalidades – um exemplo de superação para os demais portadores da enfermidade.     

O CATEM de Santos atende pacientes encaminhados pelo SUS e está localizado no andar térreo da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ala H, sala 102-H, telefone 32020600, ramal 865. 

   No CATEM, a Dra. Rosana Ferreira, entre as Sras. Zulmira (Enfermagem) e Elizabeth (vice-presidente da APEMBS)

     À frente da Santa Casa, a Dra. Rosana Ferreira (coordenadora do CATEM Santos) e a Sra. Elizabeth Gomes (vice-presidente da APEMBS).

 

 

 

REFERÊNCIAS:

http://www.jornalvicentino.com.br/home/2011/11/28/drª-rosana-ferreira/

 



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite