Rede Corporativa
, 02 de maio de 2024.
01/01/2000
Volume 3 - Número 1
2 - Congresso Mundial das Misericórdias em Santos: Mensagem para o Século XXI e o Terceiro Milênio

PDF file at the end of the article

Arquivo PDF ao final do artigo

Congresso Mundial das Misericórdias em Santos: Mensagem para o Século XXI e o Terceiro Milênio

World Congress of the Misericórdias in Santos: Message for the XXI Century and the Third Millenium

José Linhares Ponte, Ivo Arzua Pereira, José Alberto Monteclaro César, Manoel Lourenço das Neves
Confederação das Misericórdias do Brasil, Confederação Internacional das Misericórdias, Federação das Misericórdias do Estado de São Paulo, Congresso Internacional das Misericórdias, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos

Ponte JL, Pereira IA, César JAM, Neves ML: World Congress of the Misericórdias in Santos: Message for the XXI Century and the Third Millenium. Acta Medica Misericordiæ 2000; 3 (1): 7-9

Resumo:

Considerando que a Humanidade apresenta-se seriamente doente, em virtude do aumento da fome, miséria, doenças, narcotráfico, violência urbana e destruição ambiental, tudo colocando em grave risco a sua própria sobrevivência e que a principal causa desses crescentes problemas é o que se poderia denominar de " poluição mental" , fruto de um modelo econômico capitalista autodestrutivo, que considera a economia como um fim em si mesma, ao invés da adoção de um modelo econômico capitalista humanístico, que considere a economia apenas como um meio para criar cidadãos melhores, vivendo vidas melhores em um mundo melhor, conclamamos todas as instituições e organizações governamentais e não governamentais e todos os cidadãos do mundo, a unirem seus ideais, vontades e recursos humanos, materiais e financeiros, numa irresistível mobilização mundial para a eliminação da "poluição mental", mediante a adoção de um modelo econômico capitalista humanístico, que assegure a prática do direito universal à Verdade e da justiça social, viabilizando a edificação da civilização da verdade, da justiça e do amor, já neste alvorecer do Século XXI e do Terceiro Milênio.

Descritores : Humanismo. Filosofia. Bioética. Hospitais filantrópicos.

Summary:

Humanity is widely considered to be seriously ill if one considers the increase in hunger, misery, illnesses, drug-trafficking, urban violence and environmental destruction, placing its very survival at risk. The main cause of these growing problems is what could be called " mental pollution" , resulting from a self destructive capitalist economic model, which considers the economy as an end in itself, instead of the adoption of a humanistic capitalist economic model, which considers the economy as a mere means to create better citizens, living better lives in a better world. We call upon governmental and non-governmental institutions and organizations and all the citizens of the world to unite their ideals, wills and material, financial and human resources, in an irresistible world mobilization for the elimination of this "mental pollution", through the adoption of a humanistic capitalist economic model that will ensure protection of the universal right to Truth and social justice, making it possible to build a civilization based on truth, justice and love, right from the beginning of the XXI Century and the Third Millenium.

Key words: Humanism. Philosophy. Bioethics. Hospitals, voluntary.

Nós, irmãos integrantes das Assembléias Gerais das Irmandades das Santas Casas de Misericórdia de todo o mundo, devotados a um humanitário serviço voluntário em favor do bem estar e da saúde dos enfermos, dos pobres e dos excluídos, reunidos neste Congresso Mundial das Santas Casas de Misericórdia, com apoio e participação de ilustres membros do Rotary Internacional e do Lions Internacional, realizado em Santos, Estado de São Paulo, Brasil, nos dias 24 a 26 de novembro de 1999, tendo como incomparável anfitriã a venerável Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, a primeira do Brasil, fundada no ano de 1543, por Brás Cubas.

I - Considerando:

1.1) que, neste final do Século XX e do III Milênio, a Humanidade apresenta-se seriamente doente, em virtude do alarmante aumento da fome, da miséria e das doenças, entre as quais a impediosa AIDS; o incontrolável aumento do narcotráfico e da violência urbana, ameaçando destruir as atuais e futuras gerações de inocentes crianças e ingênuos jovens e, ainda hoje, a destruição e a poluição ambientais, tudo colocando em grave risco a própria sobrevivência da humanidade;

1.2) que as medidas preventivas e saneadoras, até agora corajosamente adotadas por organizações governarmentais e não governamentais, apesar de altamente meritórias, têm se revelado apenas paliativas, porque somente têm conseguido combater os efeitos, sem jamais eliminar as verdadeiras causas dessa dramática situação mundial;

1.3) que, parece ser meridianamente claro, que a principal causa desses crescentes e aterradores problemas humanos, sociais, políticos e econômicos, é o que se poderia denominar de " poluição mental" , consistente da generalizada difusão, através da mídia mundial, de programas de televisão aniquiladores dos princípios éticos e morais edificadores da personalidade do verdadeiro cidadão;

1.4) que todo esse bombardeio eletrônico de imagens e mensagens deletérias atingem principalmente inocentes crianças e ingênuos jovens que, diariamente, horas a fio, ficam passivamente assimilando condutas antinaturais, antifamiliares e anti-sociais, fruto dessa avassaladora "poluição mental".

1.5) que essa "poluição mental" , à sua vez, é fruto de um modelo econômico capitalista autodestrutivo, adotado e praticado pelas maiores nações do mundo, que considera a economia como um fim em si mesma, ao invés da adoção de um modelo econômico capitalista humanístico, que considere a economia apenas como um meio para criar cidadãos melhores, vivendo vidas melhores, em um mundo melhor;

1.6) que, recentemente, em 14 de setembro de 1998, Sua Santidade João Paulo II, divulgou sua décima terceira Encíclica, intitulada "Fides et Ratio", na qual proclama textualmente:

"28. Assim, pode-se definir o Homem como aquele que procura a Verdade".

"38. Isso é, hoje, ainda mais claro, ao se pensar no contributo dado pelo Cristianismo quando defende o acesso à Verdade como um Direito Universal".

II - Conclamamos

Todas as instituições e organizações governamentais e não governamentais, a exemplo das Misericórdias, do Rotary Internacional, aqui representados e todos os cidadãos do mundo em geral, interessados na construção de uma nova civilização, mais solidária, mais feliz e mais digna, a unirem seus ideais, vontades e recusrsos humanos, materiais e financeiros, numa irresistível mobilização mundial para a eliminação da "poluição mental", mediante a adoção de um modelo econômico capitalista humanístico, que assegure a prática do Direito Universal à Verdade e da Justiça Social, desde ao mais humilde, até ao mais poderoso cidadão da terra, assim viabilizando a edificação da Civilização da Verdade, da Justiça e do Amor, já neste alvorecer do Século XXI e do Terceiro Milênio.
Sala do Plenário do Congresso Mundial das Santas Casas de Misericórdia.
Santos, Brasil, 26 de novembro de 1999.

 

Fig. 1. Parte dos provedores que compareceram ao Congresso Mundial das Misericórdias, realizado no Teatro Municipal de Santos, em novembro de 1999. (Foto J. E. Barbosa)
 
Fig. 2. Manoel Lourenço das Neves, presidente do Congresso Mundial das Misericórdias e Ivo Arzua Pereira, presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, durante o conclave de Santos. (Foto J. E. Barbosa)

 

 

OS AUTORES: Pe. José Linhares Ponte é presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil e deputado federal. Ivo Arzua Pereira é presidente da Confederação Internacional das Misericórdias e engenheiro civil. José Alberto Monteclaro César é presidente da Federação das Misericórdias e Hospitais do Estado de São Paulo. Manoel Lourenço das Neves é provedor da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos e presidente do Congresso Mundial das Misericórdias em 1999.

PDF file:



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite