Rede Corporativa
, 20 de abril de 2024.
08/06/2005
Retratos das Misericórdias
Academia Nacional de Medicina premia obra misericordiana

Academia Nacional de medicina premia obra humanista misericordiana

A Academia Nacional de Medicina, a mais antiga entidade médica do país, conferiu, no dia 30 de junho, em sessão solene comemorativa do seu 173º aniversário de fundação, no Rio de Janeiro, o tradicional "Prêmio Carlos Chagas" do ano de 2002. O prêmio, reconhecido pela comunidade científica brasileira, foi outorgado ao trabalho de Henrique Seiji Ivamoto, com o título "Lacaz, Ciência e Humanismo na Casa de Arnaldo". Durante a solenidade de premiação, que contou com a presença do príncipe D. Orleans, foi também homenageada a novelista Glória Perez pelo seu trabalho contra substâncias ilícitas. Rosilene Morales e Célia Soares Ivamoto, que colaboraram com a obra lacaziana, também foram recepcionadas pela Academia Nacional de Medicina.

A primeira Academia do país

A Academia Nacional de Medicina, a mais antiga associação cultural em existência no país, foi fundada a 30 de junho de 1829, como Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, passando seis anos depois a ser chamada Academia Imperial de Medicina. Adotou a denominação atual com o advento da República. Seu atual presidente, Prof. Augusto Paulino Netto, é membro de família de notórios cirurgiões fluminenses, descendentes do Visconde do Uruguai e é bisneto do Conselheiro Paulino José Soares de Souza, irmão benemérito da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e presidente do Senado Imperial.                                    .                

Monografia em prova e versos sobre Carlos da Silva Lacaz

O trabalho premiado é uma monografia histórica sobre a vida e os feitos do ilustre médico humanista Carlos da Silva Lacaz, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O Prof. Lacaz, um dos gigantes da Medicina contemporânea, que faleceu a 23 de abril de 2002 deixando vasta literatura científica, é fundador do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e do Museu de História da Medicina da USP, sendo considerado por Ivamoto como o consolidador do Humanismo Médico no país.
Um dos capítulos da obra apresenta os testemunhos de ilustres professores brasileiros e estrangeiros, incluindo Luiz Venére Décourt (fundador do Incor), Manoel Lourenço das Neves (provedor da ISCMS), Fábio Schmidt Goffi (ex-diretor da FMUSP), Antônio Spina-França Netto (professor emérito da FMUSP), Ulysses , G. Meneghelli (presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina e professor titular da FMRPUSP), Celso Schmalfuss Nogueira (presidente do Centro de Estudos da SCMS), Rosilene Morales (diretora cultural), Gabriel David Hushi (presidente do CREMESP), Ricardo Diniz (diretor da Unimes), Lourival Ferreira de Assis (diretor do NGA-57), Joffre M. Rezende (professor emérito da UFGO), Angela Restrepo (pesquisadora senior na Colombia), Fernando Montero-Gei (catedrático na Costa Rica), Carlos Campana (ex-presidente da Sobrames de São Paulo), Lybio Martire Jr. (editor do Jornal Brasileiro de História da Medicina) e Wilson Lacaz (advogado em Guaratinguetá).


Cinco anos do Centro de Estudos e a Irmandade

 O Centro de Estudos da Santa Casa de Santos, fundado e presidido pelo Dr. Celso Schmalfuss Nogueira, nosso admirável educador cujo trabalho foi objeto de um poema, foi fundado em 18 de outubro de 1997. Suas múltiplas atividades incluem os Cursos Multidisciplinares, diversos cursos e palestras e a organização do Quinto Congresso Brasileiro de História da Medicina, de âmbito nacional. Publica a Acta Medica Misericordiæ, a revista mundial das Santas Casas, editada em Português e em Inglês e distribuída pelos cinco continentes. A grande produtividade do Centro de Estudos só é possível graças ao valioso apoio da Irmandade, particularmente da Provedoria. O Centro de Estudos, constituído por voluntários, procura transformar em bons resultados educacionais, científicos e culturais, os investimentos nele feitos. Nesse quinto ano de atividades, a premiação do ano conferida pela primeira Academia do país, atesta o elevado nível de qualidade alcançado pela Santa Casa de Santos, que ganha destaque no meio cultural e científico nacional.

Leia mais em: Academia Nacional de Medicina premia obra humanista misericordiana
 



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite