Rede Corporativa
, 24 de abril de 2024.
25/12/2006
Neurociências
III Curso Ed Contin Neurociências 1º Semestre 2007

============================================

 

III CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM NEUROCIÊNCIAS

1º Semestre de 2007 - Evento CNA 7412

 

Acta Medica Misericordiæ, Centro de Estudos e Serviços de Neurocirurgia e de Neurologia

Apoio: Diretorias Clínica e de Ensino Médico da Santa Casa da Misericórdia de Santos

 

Comissão Nacional de Acreditação-CNA-AMB-CFM: Evento 7412

Neurocirurgia 10 pontos. Neurologia 10 pontos. Radiologia e Diagnóstico por Imagem 10 pontos.

Freqüência mínima de 70%

 

 

02.03.2007, sexta-feira, 20h00-22h00, Consistório

Líquor I

Prof. Dr. Luís dos Ramos Machado

Departamento de Neurologia da FMUSP

 

09.03.2007, sexta-feira, 19h às 21h, Consistório

RMN em traumatismos cranioencefálicos

Dr. Maurício Ridelenski

MultiImagem e Cimascursos

 

16.03. 2007, sexta-feira, 19h às 21h, Consistório

RMN em outras lesões intracranianas.

Dr. Maurício Ridelenski

Multimagem e Cimascursos

 

23.03.2007, sexta-feira, 20h às 22h, Consistório

Líquor II

Prof. Dr. Luis dos Ramos Machado

Departamento de Neurologia da FMUSP

 

30.03. 2007, sexta-feira, 19h às 21h, Consistório

RMN nas malformações congênitas

Dr. Maurício Ridelenski

MultiImagem e Cimascursos

 

20.04. 2007, sexta-feira, 19h às 21h, Consistório

Princípios da RMN

Dr. Maurício Ridelenski

MultiImagem e Cimascursos

 

04.05. 2007, sexta-feira, 19h00-21h00, Consistório

RMN nas patologias de coluna vertebral

Dr. Maurício Ridelenski

MultiImagem e Cimascursos

 

11.05. 2007, sexta-feira, 19h00-21h00, Consistório

RMN nas malformações vasculares

Dr. Maurício Ridelenski

MultiImagem e Cimascursos

 

18.05. 2007, sexta-feira, 19h00-21h00, Consistório

RMN nas doenças vasculares encefálicas

Dr. Maurício Ridelenski

MultiImagem e Cimascursos

 

01.06. 2007, sexta-feira, 19h00- 21h00, Consistório

Doenças vasculares encefálicas isquêmicas

Dra. Rogéria Rita de Cassia Palma

Serviço de Neurologia da SCMS

 

15.06. 2007, sexta-feira, 19h00-21h00, Consistório

Tratamento cirúrgico de aneurismas encefálicos

Dr. Marcos Magario

Serviços de Neurocirurgia da SCMS e SPBS

 

29.06.2007, sexta-feira, 19h45-21h45, Consistório

AVCI na infância

Profa. Dra. Maria Valeriana Leme Moura Ribeiro

Neuropediatria Unicamp e Livre-Docente USP

 

Acesse “Neurociências” em www.actamedica.org.br

 

Inscrições isentas de ônus.

Consistório - 3º pavimento da Santa Casa de Santos. 

Certificado apenas com freqüência mínima de 70%.

Para pontuação será necessário informar CRM, RG, CPF, etc., requeridos pela CNA.

 

Organização: Henrique S. Ivamoto (coordenador) e Rosilene Morales (vice-coordenadora). Acta Medica Misericordiæ, Centro de Estudos da Santa Casa de Santos, Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50, Santos, SP, CEP 11075-900, telefone (013)32020750, hivamoto@yahoo.com.br, hivamoto@hotmail.com

==================================================

 

III Curso de Educação Continuada em Neurociências (CNA 7412)

 

Henrique S. Ivamoto

 

Em sessão ocorrida no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Santos, o provedor Manoel Lourenço das Neves abriu o 3º Curso de Educação Continuada em Neurociências, que transcorrerá durante o primeiro semestre de 2007. O evento é credenciado pela Comissão Nacional de Acreditação do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira sob o número 7412, para as especialidades de Neurocirurgia (10 pontos), Neurologia (10 pontos) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (7 pontos), requerendo a presença a pelo menos 70% das atividades.

 

Abertura presidida pelo Provedor

 

A mesa diretora, presididapelo Sr. Manoel Lourenço das Neves (provedor), era constituída pelo Dr. Henrique S. Ivamoto (coordenador do curso e editor da Acta Medica Misericordiæ), Prof. Dr. Luís dos Ramos Machado (FMUSP), Dr. Celso Schmalfuss Nogueira (presidente do Centro de Estudos e da SAESP), Dra. Ana Galvão (chefe do Serviço de Neurologia), Prof. Dr. Rubens Moura Ribeiro (USP) e Profa. Dra. Maria Valeriana Moura Ribeiro (USP e Unicamp). Compareceram ao evento professores e alunos de faculdades de Medicina, neurocirurgiões, neurologistas, patologistas clínicos e enfermeiros.

  

O Provedor destacou a importância do Curso de Educação Continuada em Neurociências no desenvolvimento do corpo clínico deste e de outros hospitais da região. O coordenador ressaltou a importância do apoio moral e material conferido pelo Provedor às iniciativas educacionais e científicas no âmbito do hospital, particularmente as desenvolvidas pelo Centro de Estudos e pela Acta Medica Misericordiæ. A Dra. Ana Galvão, que há vários anos acompanha o trabalho do palestrante no Hospital das Clínicas, ficou encarregada da sua apresentação.

 

A mesa diretora da cerimônia de abertura do III Curso de Educação Continuada em Neurociências. A partir da esquerda, Celso Schmalfuss Nogueira, Henrique S. Ivamoto, Manoel Lourenço das Neves, Prof. Luís dos Ramos Machado, Ana Galvão, Profs. Maria Valeriana e Rubens Moura Ribeiro.

Prof. Dr. Luís R. Machado faz palestra inaugural intitulada "Líquor I"

 

O palestrante, Prof. Dr. Luís dos Ramos Machado, docente da FMUSP, chefe do Ambulatório de Doenças Infecciosas do Sistema Nervoso do Hospital das Clínicas e associado do Laboratório Spina França de Líquor e Neurodiagnóstico é também editor associado da revista Arquivos de Neuropsiquiatria, uma das poucas revistas científicas nacionais indexadas pela National Library of Medicine de Washington.

 

O Prof. Machado analisou diversos aspectos do exame do líquor em infecções bacterianas, fúngicas, virais, infestações por parasitas e em neoplasias e relatou diversos casos de apresentações raras e inusitadas. Após a explanação do assunto, passou a responder e discutir as indagações e observações levantadas pelos participantes.

 

 

Parte do Consistório ao início da palestra do Prof. Machado.

 

O término da aula inaugural

 

Ao encerramento da aula inaugural, o coordenador agradeceu a boa vontade do ilustre palestrante em viajar até Santos, por seus próprios meios, para compartilhar sua vasta e profunda experiência na área com a comunidade neurológica litorânea. Após o término, a Dra. Ana Galvão convidou os neurologistas e neurocirurgiões presentes para uma recepção na cidade.

 

Palestra "Líquor II" pelo Prof. Dr. Luís R. Machado

 

Em 23.03.2007, o Prof. Dr. Luís dos Ramos Machado proferiu nova palestra, abordando outros aspectos sobre enfermidades com alterações liquóricas. Além de neurologistas e neurocirurgiões, estiveram presentes infectologistas, patologistas clínicos e oncologistas. Após o término da palestra, a Dra. Ana Galvão convidou os médicos presentes para uma confraternização em Santos.

 

Além de coleta e exame de líquor, o Laboratório Spina França oferece orientações clínicas aos médicos. Telefones do Laboratório (011)32876600 e 32898879. 

 

============================================ 

Ressonância Magnética Nuclear pelo Dr. Maurício Ridelenski  

O Dr. Maurício Ridelenski, responsável pelo Cimascursos e por uma unidade de ressonância magnética da Clínica MultiImagem, proferiu diversas palestras acerca de ressonância magnética nuclear: princípios, malformações congênitas, patologias de coluna vertebral, malformações vasculares, doenças vasculares encefálicas e outras patologias intracranianas. As palestras foram ilustradas com numerosas imagens de sua ampla experiência pessoal em Santos e em São Paulo.

=====================================

Doenças vasculares encefálicas isquêmicas pela Dra.

Rogéria Rita de Cassia Palma

A Dra. Rogéria Rita de Cassia Palma, neurologista da Santa Casa da Misericórdia de Santos, abordou detalhes sobre doenças vasculares encefálicas de natureza isquêmica, área em que tem grande experiência pessoal, com diagnóstico diferencial, exames complementares e tratamento clínico, em 01.06.2007.

====================================

Tratamento cirúrgico de aneurismas encefálicos pelo Dr. Marcos Magário

O tema "tratamento cirúrgico de aneurismas encefálicos" ficou a cargo do Dr. Marcos Magário, neurocirurgião da Santa Casa de Santos e chefe do Serviço de Neurocirurgia do hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos. O palestrante tem grande experiência acumulada nessa área de seu interesse pessoal. A palestra foi realizada em 15.06.2007.

 

  ======================================================

 

 

Palestra da Profa. Valeriana encerra III Curso de Educação Continuada em Neurociências 

 

O III Curso de Educação Continuada em Neurociências, credenciado pela CNA sob o número 7412, foi concluído na noite de 29 de junho de 2007, no Consistório, salão nobre da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Face à ausência de notícias de quem estava agendado para iniciar uma palestra às 19 horas, os presentes solicitaram à participante Profa. Dra. Maria Valeriana Leme Moura Ribeiro, livre-docente da USP e titular da Unicamp, a proferir uma palestra sob o título “AVCI na infância”. Apesar de improvisada e sem recursos visuais, a conferência foi apresentada magistralmente, pois que baseada em sua vasta experiência em Neuropediatria. Seguiu-se uma ampla discussão e debate sobre o interessante tema.

 

Um coquetel, servido a todos os presentes pela tradicional Rosely Eventos e patrocinado pela Boehringer, completou o sucesso dessa última noite.

 

O Dr. Nelson Expedito Rodrigues, que estava escalado para abordar o tema “Trombólise no AVCI agudo” nessa noite, informou que seu atraso ocorreu em virtude de uma terapia trombolítica que precisou realizar na cidade de São Paulo, onde estava de plantão, e da lentidão do trânsito na estrada para Santos. Informou ainda que não pôde comunicar-se nem ser localizado devido a uma pane no sistema de telefonia celular durante todo o percurso de sua viagem. Lamentamos a perda da sua palestra. Por outro lado, os participantes e a coordenadoria do Curso de Educação Continuada em Neurociências agradeceram a valiosa colaboração da Profa. Dra. Maria Valeriana Leme Moura Ribeiro que aceitou o convite e solicitação para suprir a falha ocorrida.

 

Profa. Dra. Maria Valeriana L. Moura Ribeiro, titular da Unicamp, que proferiu palestra sobre AVCI na infância. (Foto Rosilene Morales)

 

======================================

 

Agradecimentos finais

 

Ao término do III Curso de Educação Continuada em Neurociências, a comissão organizadora agradece a todos que colaboraram com o mesmo:

  • Sr. Manoel Lourenço das Neves (provedor) e demais integrantes da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos,
  • Drs. João Garcia (diretor clínico) e José Luís Camargo Barbosa (diretor de ensino médico), 
  • Dr. Celso Schmalfuss Nogueira (presidente do Centro de Estudos),
  • integrantes da CNA-CFM/AMB, pelo credenciamento do evento,
  • cada um dos nossos docentes palestrantes,
  • Sandra e Júnior, secretários do Centro de Estudos,
  • Srs. Roberto, Elvis e André, funcionários da Telefonia que cuidam do equipamento de som,
  • Sr. José Eduardo Barbosa, jornalista, editor do Jornal Santa Casa, pela cobertura do evento,
  • Sra. Delaine e Sr. Luiz Antonio Sanches, jornalistas da SCMS, pela divulgação do evento,
  • laboratórios farmacêuticos que contribuíram,
  • e cada um dos participantes, que prestigiaram o evento com suas honrosas presenças.

A todos, muito obrigado!

 

=================================================



Atalhos da página



Revista Acta Medica Misericordiæ
A Revista das Santas Casas
Rede Corporativa e-Solution Backsite